O moinho para plástico é uma máquina muito utilizada no processo de reciclagem do plástico, em indústrias termoplásticas. Após o processo, o material pronto para ser trabalhado passa por meio de moldes e máquinas injetoras que darão novas formas ao material, podendo assim retornar ao mercado.
O moinho para plástico tritura o material, de forma que ele fique com um formato granulado, é a forma correta para realizar a reciclagem de maneira econômica. O moinho para plástico é capaz de triturar peças de diferentes dimensões e diferentes graus de rigidez, o que faz dele uma máquina muito versátil, utilizável em diversas situações.
Além disso, o moinho para plástico geralmente não demanda muita energia durante o processo de trituração e tem um baixo índice de ruído. O moinho para plástico não é uma máquina de difícil manuseio, sendo muito fácil o treinamento de operadores para realizar trabalhos de maneira segura e eficiente.
O moinho para plástico pode ser encontrado em diversos modelos com tamanho e potências diferentes. A quantidade de plástico triturado também varia de modelo para modelo, por isso, no momento da compra de um moinho para plástico, é de grande importância a realização de um estudo que analise a necessidade de processamento de plásticos por hora e capacidade física do local de trabalho.
As facas para moinho de plástico é uma ferramenta que irá ser associada a uma correia movimentada por um motor de alta potência, onde podem ser utilizadas 3 ou 4 lâminas para garantir a moagem completa de produtos confeccionados a partir de plástico.
Levando em consideração a grande quantidade de polímeros existentes é fato que a faca para moinho de plástico será confeccionada conforme as necessidades de dureza específicas do que será moído para que o material atinja o tamanho necessário, através de um processo rápido e eficaz. Por isso a faca para moinho de plástico pode variar entre lâminas rotativas e fixas, confeccionadas em diversas ligas metálicas como aço especial e termicamente tratadas para garantir diversas aplicações através de maior durabilidade.
Com ferramenta adequada às necessidades de cada polímero e desempenho com alta performance o setor de transformação de plástico consegue atingir quantidades de produção superiores e por isso a faca para moinho de plástico é um ótimo investimento para quem busca crescimento e redução de custos.
A peneira para moinho é uma das peças mais importantes para garantir a separação de resíduos sólidos em geral. Dessa forma, é possível separar partes que não devem ser utilizadas nas atividades de produção industrial.
Há diferentes tipos de máquinas usadas para moagem, exigindo diferentes modelos de peneira. Portanto, é muito importante escolher um tipo de produto que seja compatível, proporcionando máximo desempenho durante as etapas de funcionamento do moinho.
Vale destacar que a peneira para moinho deve apresentar ótima resistência mecânica para resistir à força da rotação aplicada para o funcionamento da máquina. Quanto maior a potência do maquinário, maior deve ser a robustez da peça usada para peneirar.
O plástico é um dos principais companheiros do dia a dia da sociedade. Ele está nas embalagens dos produtos, da indústria de alimentos à de construção civil, nas sacolas dos supermercados, nas garrafas de sucos e água, enfim, por todos os lados.
No entanto, muita gente faz o descarte incorreto, o que contribui com a poluição do meio ambiente. Afinal, são mais de 400 anos para encerrar o processo de decomposição no solo e fica atrás apenas do vidro, que leva mais de mil anos.
Dessa maneira, a reciclagem do plástico é uma das alternativas para evitar a degradação do planeta, bem como criar novas mercadorias, renda e oportunidades para muita gente.
A reciclagem do plástico ainda não é regra para milhões de brasileiros. Afinal, um terço do lixo produzido nos lares é composto por embalagens, mas 80% delas são descartadas após serem usadas apenas uma vez.
Como consequência, os aterros estão sobrecarregados e os oceanos, poluídos em diversos países. Somente no Brasil, cerca de 25 mil toneladas de embalagens vão parar, diariamente, nos depósitos de lixo, o que representa um grande problema ambiental e de saúde pública.
Diante disso, a reciclagem é a solução para transformar o plástico, que inclusive tem no nome o significado de “aquilo que pode ser moldado”. Tudo graças à flexibilidade proporcionada pelos polímeros, um derivado do petróleo, com características positivas, como durabilidade, resistência, longa vida, baixo peso entre outras.
Assim, o processo de reciclagem consegue reaproveitar quase todos os tipos de plásticos, do politereftalato de etileno (o conhecido PET usado em garrafas) ao cloreto de polivinila (PVC). Já as fraldas descartáveis, os adesivos e as embalagens com lâminas metalizadas, como as dos bombons, não podem ser reciclados.
Buscando a melhor empresa para adquirir a moinho para plástico? Conte com a Atema!
Uma empresa familiar que está no mercado a mais de 35 anos atravessando três gerações, foi fundada pelo Sr. Agenor Beloto e seu filho Edgard Beloto como assistência técnica de moinho e aglutinadores. Com o passar dos anos, a Atema se especializou na fabricação de máquinas extrusoras. Hoje estamos instalados em sede própria, contamos com profissionais altamente capacitados e máquinas operatrizes de última geração. Entre em contato conosco!